
Terapia Cognitiva Comportamental
Pesquisas recentes de neuro-imagem através de ressonância magnética têm confirmado que as memórias emocionais estão armazenadas principalmente no sistema límbico do cérebro, sendo gerenciada mais precisamente pela amídala
Como esta área é a mais remota a nível evolutivo e gestacional, as experiências ocorridas nos primeiros anos da criança são armazenadas ai, uma vez que o córtex cerebral, ou seja, a área racional, ainda está em fase de desenvolvimento até os 7 anos. Desta forma, memórias prazerosas ou traumáticas são fixadas na amígdala e outros órgãos do sistema límbico durante a primeira infância.
Da mesma forma, o sistema límbico é responsável pelo disparo das reações fisiológicas de defesa e preservação da vida, e tem funcionalmente um tempo de resposta mais rápido, em alguns décimos de segundo, que o sistema do córtex cerebral, ou seja, que a razão.
Desta maneira, quando escutamos uma buzina ao atravessarmos uma rua, não paramos para analisar se o carro está vindo ou indo, se está perto ou longe. Nós simplesmente pulamos para depois ver o que aconteceu. Ou seja, a resposta emocional, responsável pela nossa preservação, tem uma resposta mais imediata, e se antecipa à analise racional.
Quando atualmente nos deparamos com uma situação semelhante à alguma memória emocional que foi armazenada na infância, como por exemplo, uma crítica injusta recebida de um pai/mãe, a emoção imediata é idêntica à daquela época. Podemos ficar tristes, ansiosos ou com medo, e podemos ter um comportamento em chorar, gritar, agredir ou fazer birra. Mesmo que já tenhamos chegado a uma idade que esse comportamento não funciona mais.
A TCC ensina o paciente a identificar as emoções disfuncionais e mante-las sob controle até que o sistema racional consiga processar todas as informações em uma base realista, para só depois tomar a ação adequada.
Um trabalho a quatro mãos do terapeuta e do paciente é a abordagem mais eficaz para possibilitar a participação efetiva no processo de tratamento.
Psico educação, exercícios, auto-monitoramento são as ferramentas básicas para um tratamento pragmático com objetivos e prazos.
